Durante sessA?o ordinA?ria da CA?mara Municipal de Campestre do MaranhA?o-MA, o vereador presidente A�den dos Santos-PROS relatou aos seus pares e ao pA?blico presente na reuniA?o desta terA�a-feira (23) que esteve na empresa Maity Bioenergia onde se encontrou com o Diretor de Recursos Humanos Alexandre Nascimento para tratar de assuntos relacionados as denA?ncias feitas na casa de Leis por trabalhadores, sindicato e por vereadores, dando conta que vagas de emprego para trabalhadores residentes em Campestre do MaranhA?o estavam sendo vetadas pela empregadora. A Maity produz aA�A?car e A?lcool na destilaria instalada na zona rural de Campestre e todo ano faz a contrataA�A?o de centenas de trabalhadores, e nesse ano, surgiram denA?ncias sobre a nA?o contrataA�A?o da mA?o-de-obra local, o que motivou a ida do parlamentar atA� a sede de empresa.
No relato apresentado pelo vereador, baseado nas informaA�A�es do diretor do RH, a contrataA�A?o de trabalhadores para a safra 2016/2017 depende de aprovaA�A?o do cadastro do candidato que observa se o mesmo A� morador em Campestre do MaranhA?o (esses tem prioridade), se tem experiencia na comprovada, se jA? teve algum vinculo com a empresa e os motivos da demissA?o; se existe algum parente do candidato jA? contratado ou pretendendo vaga na mesma temporada dentre outros critA�rios que apA?s analisados criteriosamente podem resultar na contrataA�A?o ou nA?o do trabalhador. Recentemente a empresa devolveu ao Sindicato dos Trabalhadores Rurais, lista contendo nomes de vA?rios candidatos que nA?o foram aprovados e por tanto nA?o foram contratados nesse etapa, o que gerou insatisfaA�A?o por parte deles, disse o vereador A�den. A Maity informou que sA? nesse perA�odo que antecede a colheita e plantio, jA? foram contratados mais de 350 trabalhadores moradores residentes no municipio de campestre, mas, tambA�m estA? contratando pessoas de outros municA�pios. Outra informaA�A?o repassada aos vereadores A� que a empresa estA? ofertando vagas para diversos setores desde o setor da industria A? agrA�cola, e devido ao desemprego no pais, existem mais de 20 candidatos por cada vaga ofertada nesse ano, diferente de anos anteriores que para cada vaga tinha apenas um candidato.